quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Reflexões Políticas


Política não se discute! Será? Levando em consideração que toda a nossa vida em sociedade é regida pela política, seria um pouco estranho falar que esse assunto não nos interessa, não é mesmo?

Principalmente quando o cenário político do nosso país passa por uma das maiores crises de sua história, envolvendo escândalos de corrupção, desvio de verba pública e lavagem de dinheiro como no caso da operação “Lava Jato” da Polícia Federal, que não para de descobrir irregularidades e de efetuar prisões de políticos e grandes executivos, é essencial estar por dentro do que acontece na política do Brasil.

Para quem é estudante, é comum estar sempre em contato com informação sobre temas atuais e sobre política brasileira, seja na preparação para o exame vestibular, para o Enem ou para algum concurso público.

Mas será que saber política é somente relevante para se dar bem em provas?

E é pensando em ajudá-lo nessa tomada de consciência e para despertar o seu senso de cidadania que preparamos um texto que vai convencê-lo da real relevância em se atualizar sobre política brasileira. Confira!

Seja um cidadão consciente de suas decisões

Cantar o hino nacional e dizer ser um patriota apenas nos dias de jogos da seleção brasileira realmente não vai provocar mudanças significativas em nossa sociedade.

Em seus estudos, ao se deparar com conteúdo sobre política, procure ir além daquilo que é cobrado pelos editais no que se refere ao tópico “atualidades”.

Entender quem está defendendo os nossos interesses, modificando a forma de vivermos por meio de leis e gerindo os impostos que pagamos é também uma forma de estar preparado para nas urnas, assim como na hora da sua prova, fazer a escolha certa.

E, se você acha que ainda não tem nada a ver com isso, basta saber que a construção de universidades públicas, os sistemas de cotas, programas de assistência, como o ProUni, a liberação de verbas para a abertura de concursos públicos e várias outras coisas do seu interesse passam pelas mãos de muitos políticos.

Pense que as escolhas de hoje refletirão no seu futuro

Para quem ainda é solteiro, mora com os pais e apenas estuda, pensar em como se atualizar sobre como a política pode ter alguma importância em sua vida pode não fazer muito sentido nesse momento.

Mas imagine que, daqui a alguns anos, você também constituirá uma família e terá as suas próprias responsabilidades. Assim, ficará quase impossível não pensar em como as coisas seriam muito melhores se este ou aquele governante pensasse diferente e agisse em prol dos interesses da maioria.

Por isso, ao ter a oportunidade de se atualizar sobre diversos assuntos que a política envolve, você será mais capaz de desenvolver seu senso crítico, tornando-se apto a modificar a forma de enxergar os fatos relevantes do seu país. E esse interesse certamente vai orientá-lo para as melhores escolhas políticas na hora do voto.

Lembre-se que, apesar de tudo, existem bons políticos

Parte da resistência que as pessoas têm ao falar sobre política é a comparação instantânea que fazem com temas como corrupção e desonestidade dos governantes que elegeram.

Mas abster-se não vai fazer parar o que acontece ao seu redor.

Por isso, conhecer um pouco sobre política pode fazer com que conheçamos também o seu lado bom ou, pelo menos, o lado correto das coisas que acontecem. Existem muitas pessoas que dedicam suas vidas à política e fazem jus a esse importante cargo, e isso é o que deve motivá-lo a não abandonar o jogo.

Atualmente, por exemplo, foram aprovados alguns atos que instauraram uma reforma política em nosso país, você sabia disso? Um deles é o mandato de 5 anos para todos os cargos que nós, cidadãos, escolhemos nas urnas. Até 2027, todos os políticos eleitos já estarão regidos por essa decisão. Outro exemplo é o da reeleição que não existe mais, o que significa que, a partir de 2022, praticamente todos os políticos eleitos terão apenas o tempo de um mandato para mostrarem o seu potencial e fazerem a diferença.

Ainda que existam opiniões contrárias sobre os benefícios desses e de outros temas da reforma política, a verdade é que nem todos os políticos eleitos passam o seu tempo pensando em formas de desviar verbas e lesar a população. E isso é o que também deve motivá-lo a se atualizar mais sobre a política brasileira.

Saiba que política não é só coisa para gente mais velha

Por mais que muitas pessoas pensem que jovens só querem saber de diversão ou dos seus próprios problemas, a verdade é que a participação estudantil em diversos temas da política atual tem sido cada vez mais visto nas mídias sociais. Como foi o caso das ocupações das escolas no final de 2015, em que, por não concordarem com a reorganização do ensino proposto pela secretaria de educação do estado de São Paulo, milhares de jovens acamparam em diversas escolas do estado para impedir essa decisão do governo.

Isso serve de exemplo para mostrar que estando antenado sobre o que vem acontecendo na política, você certamente estará mais próximo de saber sobre temas de interesse geral e particular, e terá condições de se posicionar e defender o que acha certo. Ficar em cima do muro só permitirá que as outras pessoas façam o que melhor lhes convier e você não poderá reclamar dos resultados depois.

Viu só porque você precisa estar atualizado sobre a política brasileira? Quando entendemos melhor um assunto, dificilmente seremos mal influenciados ou acreditaremos em qualquer informação que tente distorcer a verdade dos fatos.

Em um jogo tão complexo, como é o caso da política, saber o que acontece nos bastidores é estar melhor preparado para escolher os candidatos corretos na hora das eleições.

Dessa forma, antes de encarar a política apenas como mais um tema de “atualidades” do seu vestibular ou concurso público, lembre-se que, na verdade, a política brasileira é um assunto muito importante dentro da sua vida.

E como cidadão brasileiro é, além de seu direito, uma obrigação lutar e defender os interesses do seu país e das pessoas que o cercam.

Texto reproduzido do site: unibh.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário