Publicação compartilhada do site JLPOLÍTICA, de 7 de outubro de 2022
Coluna APARTE
Brasil e a cansativa xenofobia contra os nordestinos
A xenofobia não é novidade para quem vive ou vem do Nordeste do Brasil, principalmente neste período eleitoral. Foi ocorrer o primeiro turno, neste último domingo, 2, e a enxurrada de preconceito começou a aparecer com força nas redes sociais. A maioria das mensagens preconceituosas são de perfis de apoiadores do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro, PL.
O motivo de tanto ódio? O Nordeste foi fundamental para a virada de Lula, PT, no primeiro turno da disputa presidencial, terminado na frente de Bolsonaro. Até a metade da apuração dos votos no domingo, o atual presidente seguia líder, contudo, o petista virou o jogo às 20h02, quando começaram entrar as votações da região no sistema da Justiça Eleitoral.
Lula ganhou em todos os nove estados do Nordeste. Ninguém tem dúvidas, aqui é um grande reduto eleitoral do ex-presidente. Ele teve 76% dos votos contra 27% de Bolsonaro na região.
Mas nada justifica tamanha aversão à população do Nordeste, como fez uma advogada mineira ao afirmar em vídeo nas redes sociais que "não vai mais alimentar quem vive de migalhas", se referindo à população nordestina. Afinal de contas, vivemos numa democracia onde os cidadãos têm liberdade de escolher seus candidatos.
Em repúdio às manifestações xenófobas e covardes feitas contra os nordestinos – que associam a população do Nordeste ao analfabetismo e baixa renda –, sobretudo vindo de uma advogada, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – e presidentes de todas as seccionais da instituição no Nordeste emitiram nota, nesta quarta-feira, 5, e esta Coluna Aparte reproduz abaixo.
Confira a nota na íntegra:
"O Presidente do Conselho Federal da OAB e os Presidentes de todas as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste vêm, por meio desta, manifestar o seu veemente repúdio às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos, notadamente após a divulgação dos resultados das eleições ocorridas no último dia 02 de outubro.
Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens.
Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania.
As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo.
Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação!
Parabenizamos, ainda, a declaração do Presidente da OABMG, Sérgio Leonardo, de repúdio às manifestações xenófobas perpetrada por advogada vinculada àquela seccional.
05 de outubro de 2022
Ordem dos Advogados do Brasil
José Alberto Simonetti
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia
Daniela Lima de Andrade Borges
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe
Danniel Alves Costa
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas
Vagner Paes Cavalcanti Filho
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco
Fernando Jardim Ribeiro Lins
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba
Harrison Targino
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Norte
Aldo de Medeiros Lima Filho
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Ceará
José Erinaldo Dantas Filho
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí
Celso Barros Coelho Neto
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão
Kaio Vyctor Saraiva Cruz"
Texto e imagem reproduzidos do site: jlpolitica.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário