quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

“A vida começa todos os dias”, por Aurélio Belém do Espírito Santo


Legenda da foto: Democracia: algo que rima com direito e cidadania - (Crédito da foto:  Getty Images)

Publicação compartilhada do site JLPOLÍTICA, de 14 de fevereiro de 2023

“A vida começa todos os dias”
Por Aurélio Belém do Espírito Santo*

Invocando aqui o escritor gaúcho Érico Veríssimo, dou partida no motor que nos impulsionará ao longo dessa viagem que faremos juntos semanalmente, a partir de hoje e aqui neste espaço do Portal JLPolítica & Negócio.

Espero um passeio agradável, de descobertas e de conhecimento sobre fatos e visões de mundo. Lembro a advertência de Esopo de que “a gratidão é a virtude das almas nobres”, e registro a felicidade e o meu agradecimento pelo convite e confiança depositados pelo competente jornalista Jozailto Lima, idealizador e mantenedor deste Portal. É uma honra ser convocado e participar da seleção do time de articulistas que ele e seu site estão agrupando aqui. Espero estar à altura!

De logo, fica o compromisso de provocar a discussão sempre respeitosa. Não sou dono de verdades. Tampouco pretendo convencer os leitores da minha opinião, muito menos redigir ensaios imunes às críticas ou divergências. Não sou afeito a monólogos. Prefiro o diálogo. Gosto de falar e escrever, e ainda mais de ouvir e ler.

Com essa largada, assumimos o desafio dessa nova empreitada democrática de troca de informações. E como a ideia é construir pontes e derrubar muros, nada melhor do que iniciar a conversa com uma apresentação.

Sou curioso, inquieto e intenso. Leonino, 43 anos, nasci em Aracaju. Filho do meio de Osvaldo do Espírito Santo e de Joana Angélica Belém do Espírito Santo entre duas irmãs queridas, Taísa e Tarlis. Casado com a amada companheira de vida Carol Sacramento, temos dois tesouros, Lucas e Leonardo, e ainda a cadela Border Collie mais sapeca que conheço, a Pandora.

Considero-me abençoado, pela família e pelos amigos que construí ao longo do tempo. Levo a sério a amizade, a palavra dada e a lealdade. Em 2002, graduei-me pela Universidade Federal de Sergipe e pós-graduei em Ciências Criminais.

Sou professor de Direito. Sou advogado vocacionado há 20 anos e, obviamente, um apaixonado pela advocacia, que tenho como um instrumento democrático de promoção da cidadania, do direito, da justiça e da defesa das liberdades civis.

À gloriosa OAB/SE, servi por dois mandatos como diretor secretário-geral - 2016/2021 - e outros dois como conselheiro seccional - 2010/2015 - da instituição mais democrática e plural que conheço. Um orgulho para mim!

De 2019/2021, exerci a Presidência da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas em Sergipe e sou membro de instituições que lutam por direitos humanos e de defesa - IBCCRIM e IDDD.

Confesso-me um cidadão fascinado pela democracia e que, assim como aquele o saudoso “senhor diretas”, reserva “ódio e nojo à ditadura” e a toda forma de autoritarismo e opressão.

Sou aficionado por livros, filmes, músicas, viagens, bons pratos e boas taças, pela cervejinha gelada numa roda de amigos, mas, sobretudo, por seres vivos!

A história me fascina e me faz viajar. A filosofia me faz questionar. A sociologia me faz compreender. E o direito? Ah o direito, esse me faz lutar!

Com essa introdução, reforço que nosso encontro semanal terá a tudo isso como pauta - porque estamos mesmo necessitados de mais histórias sobre o direito, a humanidade, a boa política e bate-papos descontraídos. Repito: não quero e nem me proponho a dogmatizar nada e nem ninguém.

Trarei artigos de opinião sem pretensão de imparcialidade ou de neutralidade, com abordagem crítica e motivada pelos temas postos. Espero manter o canal de diálogo aberto e construtivo de interlocução com a sociedade civil, com a missão de contribuir com o debate público, sem prejuízo do bom-humor.

Estarei sempre aberto à mudança de opinião, pois como disse o ex-presidente JK, “costumo voltar atrás sim, não tenho compromisso com o erro”.  Então, que venha a primeira estação desse caminho que espero longo e profícuo!

*É advogado e ex-diretor da OAB-SE

Texto e imagem reproduzidos do site: jlpolitica.com.br/articulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário