sábado, 11 de fevereiro de 2023

Nos Estados Unidos, Lula tem encontro com presidente Joe Biden...


Legenda da foto: Lula chegou a Washington nesta quinta-feira, acompanhado da esposa Janja

Publicação compartilhada do site JLPOLÍTICA, de 9 de fevereiro de 2023

Nos Estados Unidos, Lula tem encontro com presidente Joe Biden nesta sexta-feira, 10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no fim da tarde desta quinta-feira, 9, a Washington, capital dos Estados Unidos. Na sexta-feira, 10, o chefe do executivo do Brasil – acompanhado de comitiva ministerial – tem reunião com o presidente norte-americano, Joe Biden.

Na rápida visita em solo norte-americano, a agenda divulgada pelo Planalto prevê encontros de Lula com o senador Bernie Sanders, deputados do partido Democrata e ainda com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO, na sigla em inglês). O último compromisso da sexta-feira será o encontro com Biden.

Na pauta, a união dos dois chefes de Estado para defender a democracia e combater o extremismo catapultado por seus rivais, os ex-presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro, após os episódios antidemocráticos ocorridos nos Estados Unidos e no Brasil; e a retomada das relações bilaterais entre os países. Temas como agenda ambiental, além de questões econômicas, como as cadeias de suprimentos, no foco após os estragos deixados pela pandemia, também integram a pauta.

SIMBOLISMOS – A viagem de Lula aos Estados Unidos carrega simbolismos e é vista com expectativa pelo entorno dos dois presidentes. Isso porque Lula e Biden derrotaram nas urnas adversários que acenavam com a extrema-direita, Bolsonaro e Trump.

Ambos assumiram os cargos em um cenário de denúncias infundadas de fraude eleitoral que levaram a ataques contra sedes dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro, e contra o Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

Entre a vitória de Lula, no fim de outubro do ano passado, e a visita à Casa Branca, os dois presidentes já se falaram por telefone em duas ocasiões: quando Lula foi declarado vencedor das eleições presidenciais; e em 9 de janeiro, um dia após os ataques golpistas aos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.

Texto e imagem reproduzidos do site: jlpolítica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário