quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Aracaju, as eleições 2024 e o protagonismo feminino

Artigo compartilhado do site JLPOLÍTICA, de 2 de outubro de 2024

Aracaju, as eleições 2024 e o protagonismo feminino 

Independentemente de resultados, essas mulheres fizeram história na capital de Sergipe neste 2024

Por Tanuza Oliveira* 

No próximo domingo, 6, chegará ao fim o primeiro turno da eleição municipal deste ano em Aracaju, que independentemente do resultado, deixa um marco importante de protagonismo feminino não apenas quantitativa, mas qualitativamente falando.

Foram cinco candidaturas femininas na capital, muitas delas com chances reais de vitória - que se concretizarão ou não no domingo -, e que sem dúvida elevaram significativamente o nível da competição, dos debates e das propostas.

Foi, até aqui, uma campanha onde todas se posicionaram. Defenderam lados, opiniões e, sobretudo, projetos – algo nunca visto na eleição da capital.

Em Sergipe, 52% do eleitorado é composto por mulheres, que certamente se viram representadas e acolhidas por alguma dessas candidaturas.

No país, nestas eleições municipais, as mulheres são 15% das candidaturas a prefeito em todo o país, 23% das candidaturas a vice e 35% das candidaturas a vereador. Em Aracaju, elas foram maioria, sendo cabeça de chapa de cinco entre as oito projetos eleitorais.

Tivemos de um tudo: bolsonaristas, como Emília Corrêa e Yandra Moura; progressistas, como Candisse Carvalho e Niully Campos, e aquelas que ficam entre uma vertente e outra, a exemplo de Danielle Garcia. 

Algumas se envolveram em polêmicas, como a candidata Emília, acusada de rachadinha e nepotismo, e Yandra que fez uma fala infeliz em um dos eventos ao dizer que mulheres que votavam em Luiz não mereciam respeito. 

Niully manteve a coerência em seu discurso de oposição, Danielle fez uma das campanhas mais atuantes das redes sociais e Candisse não empolgou com sua insistência em colar em Lula, mas apresentou boas propostas. 

Cada uma à sua maneira, com suas particularidades, deixa uma marca de força e coragem na política aracajuana. Então, fica aqui registrado: Emília, Yandra, Candisse, Danielle e Niully, vocês fizeram história. E os dados deste jogo ainda estão rolando! 

--------------------------------

* Articulista Tanuza Oliveira - É jornalista profissional. 

Texto e imagens reproduzidos do site: www jlpolitica com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário