segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Já comi várias coisas do lixo', revela jovem que vive nas ruas de Aracaju

 Robson Santos Melo  vive há 7 anos nas ruas de Aracaju (SE) 
Foto: Anderson Barbosa/G1 SE.

Jovem coleta material reciclado nas lixeiras.
Foto: Anderson Barbosa/G1 SE.

Publicado originalmente no site G1/SE., em 22/12/2017 

'Já comi várias coisas do lixo', revela jovem que vive nas ruas de Aracaju

No dia do aniversário, Robson Santos conta que queria ter um lugar para descansar depois de passar um dia inteiro catando material reciclado.

Por Anderson Barbosa, G1 SE, Aracaju

Sexta-feira (22) de dezembro de 2017. Há 24 anos nascia o sergipano Robson Santos, um jovem que a equipe do G1 Sergipe encontrou circulando com um carrinho cheio de material reciclado, recolhido nas lixeiras de Aracaju (SE).

"Rapaz, se eu botar mesmo pega até 400 quilos. Aí tenho que esvaziar. Quando eu coloco esses quilos eu procuro um ferro velho para esvaziar”, conta Robson Santos Melo.

De corpo esguio, o rapaz passou o dia do aniversário em meio a uma maratona, que se repete há sete anos, desde que resolveu abandonar a família em São Cristóvão (SE) para morar nas ruas da capital.

Ainda meio assustado, ele revela que saiu de casa depois que o irmão foi assassinado. E a violência parece perseguir o rapaz. “Esses dias tocaram fogo em meu barraco e perdi tudo, inclusive meus documentos. Tenho que tirar tudo novamente”, lamenta.

Enquanto conversava, Robson não parava de remexer a lixeira à procura de latas de alumínio, papelão e garrafas pet. De tanto frequentar esses ambientes, o cheiro forte parecia não incomodar o rapaz, que trabalhava com pressa para adiantar a visita a outros locais na cidade.

Quando a fome aperta, se falta dinheiro para comprar alguma coisa, as sobras de comida encontradas nas latas de lixo também alimentam. “No lixeiro da padaria eu cato bolo, pão. Quando eu vejo que está bom, que não tem rato, pego a comida. Já comi várias coisas do lixo”, revela.

Questionado sobre o presente de aniversário que gostaria de receber nesta sexta-feira, ele diz que gostaria de sair das ruas e ter algum local para descansar quando chegasse do trabalho. “Um lugar sem ninguém para incomodar. Outra coisa, eu não sei negar nada a ninguém. Se eu tiver comendo e a pessoa chegar com fome eu pego e divido meu pão com a outra pessoa. Porque Deus disse: dai água a quem tem fome e dá comida a quem tem sede. E eu nunca neguei nada para ninguém", diz.

À noite nas ruas

Quando chega à noite, as dificuldades parecem aumentar para essa comunidade que tenta resistir às armadilhas da cidade. Solidão, desespero, medo e a incerteza do amanhã são conflitos que precisam encarar a cada dia.

"No dia-a-dia dessas pessoas em situação de rua, a psicologia favorece nesse processo de entendimento do ser no mundo, nos processos de vinculação, de retomada de vida, de reconstrução, de entendimento mesmo, de como as pessoas se enxergam, de como essas pessoas querem se ver. Aí a gente vai também para os transtornos específicos, os sinais de sintomas que dificultam o processo de tratamento, de relacionamento, que pode gerar uma agressividade excessiva", explica a psicóloga do programa municipal Consultório na Rua, Kamila Fialho.

Solidariedade

No processo de reconstrução, o socorro aos moradores em situação de rua chega em doações de grupos de apoio que levam alimentos, uma boa conversa e até mesmo música para aliviar o sofrimento.

Um desses é o Projeto Manaim, que usa o evangelho para retirar das ruas uma população mergulhada no mundo das drogas. "Nós trabalhamos com base na Palavra de Deus. Não é algo simplesmente religioso, mas as orientações que Cristo dá que é a cura de caráter", explica o pastor Manuel Ferreira Neto.

O trabalho do grupo é feito por voluntários que um dia também passaram pelas ruas e depois de conhecerem o projeto decidiram mudar de vida. Há sete anos, o missionário André Santos Silva mendigava nas ruas de Itabuna (BA).

"Dá uma emoção muito grande quando eu lembro que dormia na rua, 
que bebia, fumava, roubava e me prostituía. 
Já fiz muita coisa errada e o que não quero mais pra mim,
 não quero pra mais ninguém" - Roberta Bruna.

“A Bíblia diz que a fé move montanhas. E é essa fé que nos traz a esses locais pra que outras pessoas recebam a oportunidade de mudança. Eu tive a oportunidade dada pelo projeto Manaim e para glória de Deus hoje estou transformado", justifica.

Roberta Bruna é outra ex-moradora de rua de Aracaju. Há menos de dois meses também aceitou o chamado e toda semana retorna ao lugar que viveu por anos. O reencontro com os amigos é sempre difícil.

“Dói ver meus amigos ainda nessa vida, porque eu saí daqui. Então, dá uma emoção muito grande quando eu lembro que dormia na rua, que bebia, fumava, roubava e me prostituía. Já fiz muita coisa errada e o que não quero mais para mim, não quero para mais ninguém", desabafa Roberta.

Texto e imagens reproduzidos do site: g1.globo.com/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário