domingo, 3 de fevereiro de 2019

O Que é Ser de Direita, por Stephen Kanitz


Texto publicado originalmente do Blog kanitz, em 02/02/2019

O Que é Ser de Direita
Por Stephen Kanitz

Ser de direita é assumir responsabilidade por si, por sua família, por seus vizinhos e por sua comunidade.

Vou dar um exemplo.

Vinte anos atrás eu paguei o cursinho de um jovem porteiro do meu prédio.

Ele me prometeu devolver um dia, e eu lhe disse para ficar rico, e fazer o mesmo com algum jovem que ele achasse promissor.

“Então eu vou ajudar dois jovens, assim isso vira uma reação em cadeia.”

Vinte anos se passaram, e ele me visitou no Natal trazendo um presente.

Ficara rico, montara um escritório de advocacia bem sucedido, tinha uma carteira de ações como reserva financeira, e não parava de me agradecer por tudo que eu fizera.

“Calma, eu só paguei o seu cursinho, o resto foi você que fez.”

Aí que ele contou o que realmente fez a diferença.

Quando ele me trazia o boleto de pagamento do cursinho, nós conversávamos por alguns minutos, talvez meia hora, e era quando eu lhe dava conselhos de vida.

Jamais comprar a prazo, tenha sempre uma poupança, escolha bem sua esposa, e assim por diante.

Foram essas dicas que ele estava agradecendo, não o dinheiro do cursinho.

E é essa a tragédia da Esquerda no mundo inteiro.

A Esquerda ensina a odiar a Direita.

A destruir as pessoas bem sucedidas da Direita, “morte à burguesia”.

Privando assim os pobres de um contato mais comunitário com as pessoas mais bem sucedidas da sua vizinhança.

Pessoas bem sucedidas adoram ensinar e contar os segredos do sucesso, mas nenhum pobre pergunta.

Nenhum professor de Esquerda ensina a ser bem sucedido, a não ser cobrar “direitos” dos outros.

A Esquerda quer que o pobre só ouça um funcionário público, um professor ou as instruções contidas no manual marxista.

Obviamente eu estou falando da Direita Comunitária, a Direita que pensa nos outros e não somente em si, como a maioria dos Liberais.

A Direita Comunitária é aquela que se incomoda com a pobreza ao lado, com as escolas do bairro, com os pichadores vindos dos bairros vizinhos, com a segurança do bairro, com seus funcionários, como o porteiro do prédio.

Texto reproduzido do blog.kanitz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário