sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Fufuquem-se todos!, por Agamenon Mendes Pedreira

Artigo e um comentário compartilhado do BLOG DO ORLANDO TAMBOSI, de 08/09/2023

Fufuquem-se Todos! 

O ungido é nativo do Alto Alegre do Pindaré, onde seu pai, o Sr. Fufuca Dantas, é prefeito. A cidade se destaca como importante centro produtor de Fufucas de duplo sentido. Agamenon Mendes Pedreira para a revista Crusoé *

Reforma ministerial é igual fazer obra em casa. Você tem dia para começar, mas nunca sabe quando vai acabar. Geralmente, a grana acaba na metade e você tem que se acostumar a residir no meio das ruínas daquilo que, um dia, foi o seu lar.

Fazer reforma tendo o Centrão como mestre de obras é pior ainda. Qualquer acordo com o Centrão é doloroso, incômodo e sempre termina num enorme prejuízo porque, como todo mundo sabe, o Centrão é guloso e insaciável.

Só nos resta gemer e aguentar o tranco, quer dizer, tronco.

E não adianta dizer que a reforma na sua casa vai ser só no banheiro e na cozinha. Quando a gente se dá conta, a picareta, o martelo e outras ferramentas de duplo sentido já entraram por dentro de todo o imóvel. Até o talo.

Aqui em casa quem resolve essas coisas é a Isaura, a minha patroa. Ela sabe lidar com os musculosos operários e faz questão de servir pessoalmente suas refeições, na quentinha (em São Paulo é marmitex), sempre seguidas de uma bela “siesta”. Nessas horas de descanso, a Isaura, a minha patroa, me põe pra fora de casa para não atrapalhar o serviço.

Enfim, quem manda mesmo na casa civil é a Janja, mas desta vez o deputado alagoano Arthur Lira, o Janjo, foi longe demais. Foi até o interior do Maranhão, terra de José Sarney, buscar um novo titular para o Ministério dos Esportes: André Fufuca, o Fufuquinha. O ungido é nativo do Alto Alegre do Pindaré, onde seu pai, o Sr. Fufuca Dantas, é prefeito. A cidade se destaca como importante centro produtor de Fufucas de duplo sentido.

Do ponto de vista da política brasileira fica claro que o deputado Artur Lira está fufucando e andando para o esporte nacional. Como é que os analistas da Globonews que ainda não foram demitidos vão explicar isso? O que é fufuca? É de comer? É de vestir? É pra cheirar? Pode-se sentar numa fufuca? Pode coçar a fufuca na frente dos outros? Posso pegar na sua fufuca? Afinal, qual é o gênero da fufuca ? É o fufuca ou é a fufuca? Será uma parte remota e impublicável da nossa anatomia? Qual o sexo da fufuca? Fufuca é um substantivo? Fufuca é um adjetivo? Não! Fufuca é verbo, quer dizer, verba.

Qual é o esporte que o Fufuca pratica? Só pode ser o arremesso de verbas à distância. Agora assim, o Brasil vai bater o recorde mundial mandando 3 bilhões de dólares para uma conta na Suíça. Pois é. Como diria o famoso ditado impopular, “Ministro que engole verba sabe o Fufuca que tem”.

* Agamenon Mendes Pedreira é o jornalista de extremo centro, quer dizer, Centrão

------------------------------------------------------------------------------

1 comentário

> Jair Messias Fazuelly, (8 de setembro de 2023)

Hoje, quando um oligarca partidário condiciona o apoio legislativo ao "espaço" que o governo for capaz de ceder à sua legenda, todos sabem decifrar o enigma. "Espaço" é apenas um outro nome para a extensão ideal, de preferência ilimitada, para que os partidos estruturem dentro dos cofres públicos suas redes de falcatruas e achaques. Protagonista do petrolão, o PP de Tiranolira Rex tem um enorme passado pela frente. Sobretudo depois que Dias Toffoli gastou a tinta de sua caneta suprema para anotar que são imprestáveis todas as provas obtidas no acordo de leniência da Odebrecht. Em antigas gestões petistas, as legendas do centrão eram a favor de tudo ou contra qualquer outra coisa, desde que fossem assegurados seus "espaços" na máquina pública. Sob Bolsonaro, os filhos gentis do centrão se renderam ao patriotismo de resultados. Num brado retumbante, esclareceram que suas vísceras jamais voltariam a ser vermelhas. Chegam ao primeiro 7 de Setembro de Lula 3 sussurrando "independência ou morte". Longe dos raios fúlgidos, o centrão troca o intestino verde-amarelo por qualquer "espaço" furta-cor. No Ministério dos Esportes, saiu Ana Moser, para a entrada de um Projeto Fufuca de Poder!

Artigo e um comentário reproduzido do blog: otambosi blogspot com

Nenhum comentário:

Postar um comentário