segunda-feira, 6 de maio de 2024

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

Publicação compartilhada do site INFONET, de 6 maio, 2024

18 anos do blog. Caminho construído, sem titubear, com coragem/perseverança
Por Claúdio Nunes

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Se tem alguém para ser homenageado nos 18 anos deste espaço comemorado hoje é o leitor. Corria 2006 e as redes sociais digitais não tinham um percentual ínfimo da força que têm hoje. Tímidas ainda, os jornais impressos e o telejornalismo não tinham páreo. Este espaço, inaugurou naquele período, na Internet, uma interação constante com o leitor.

E em 2006, ao invés de optar pelo conformismo do alinhamento editorial este jornalista escolheu um barco – no caso a Infonet, a convite do eterno repórter Ivan Valença – subiu a bordo, içou as velas e, em pouco tempo, ainda em 2006, fez história na eleição onde o professor Marcelo Déda derrotou João Alves Filho, com toda máquina estadual, ponte, nova orla e quase toda imprensa submissa aos ditames do comando da “Batalha” dupla dele.

Foi um período muito difícil nas terras de Sergipe del Rey, momentos de dificuldades e, até mesmo de perseguições e sombrios, mas jamais sem pensar em “jogar a toalha” em defesa da liberdade de expressão. Aliás, do ano de 2006 nasceu o terceiro filho deste jornalista, o livro “Liberdade da Expressão” com fragmentos do blog de todo período eleitoral.

O blog teve uma papel importante em 2006, lúcido, duro e denunciando, mas sem ser desrespeitoso, marca que é a principal do estilo de fazer jornalismo político deste espaço. Abaixo a mensagem recebida do então governador eleito em 2006, o eterno professor Marcelo Déda:

“Você, pelo seu esforço pessoal, pela sua competência, pela sua credibilidade, pela sua coragem e pelo seu senso de justiça tornou-se, neste conturbado ano, o mais importante colunista da nossa imprensa. Era na sua coluna que todos nós, políticos da oposição ou cidadãos independentes, procurávamos a opinião, a informação e os fatos escritos com independência e espírito crítico. Parabéns pelo sucesso.

Sempre à sua disposição,

Déda,

o “velho” professor.

(e-mail recebido após a vitória de Marcelo Déda em 2006. Obs: para os mais novos, não existia WhatsApp).

O caminho construído, sem titubear, com coragem e perseverança  

 E durante todos estes 18 anos, como espaço opinativo, teve uma interação decisiva para o sucesso com o leitor, principal parceiro na construção da informação verdadeira, principalmente dos bastidores da política sergipana. Com essa interatividade nunca se furtou aos debates, a abertura de diálogos e, principalmente, a tomar posição como um espaço opiniativo.

 E é com humildade que o blog chega a maturidade dos 18 anos. E é neste caminho construído e, calçado na verdade, é que o blog continua na labuta diária, utilizando 100% de sua energia diária contribuindo com uma pequena semente para a reflexão dos leitores de diversos assuntos, sem tergiversar.  E, principalmente, com opiniões claras sem jamais ficar em cima do muro nas eleições em qualquer nível. Certo ou errado, este espaço sempre teve e terá opinião.

 Só Deus sabe se este espaço comemorará o aniversário de 19 anos, porém enquanto tiver forças este blog continuará como uma pequena chama para reflexão. É como se diz: “a opinião deste espaço não é para convencer quem pensa diferente, é para aqueles que pensam igual saberem que não estão sozinhos”.

 E não poderia concluir este aniversário de 18 anos sem uma frase do eterno professor Marcelo Déda:                                                       

 “A sorte não ajuda o preguiçoso. A sorte não ajuda àqueles que não constroem o seu próprio destino.” Em discurso inaugural do Campus de Saúde da UFS/SE, Lagarto, 2011.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet com br/blogs/claudio-nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário