terça-feira, 30 de abril de 2024

'Bolsonaro só priorizou seu fortalecimento', da Coluna Rita Oliveira

Publicado originalmente no site ROACONTECE, de 29 de abril de 2024

Bolsonaro só priorizou seu fortalecimento

Coluna Rita Oliveira 

A passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por Sergipe, na sexta-feira e sábado passado, referendou o que a coluna escreveu no último dia 26 de abril: que ele não viria ao Estado para fortalecer pré-candidaturas do partido a prefeito nas eleições deste ano. Viria apenas para se fortalecer politicamente, mostrar que tem apoio popular, seja de bolsonaristas ou simpatizantes.

Nos dois dias que passou em Aracaju, Bolsonaro não teve nenhuma reunião política. Estava agendado um encontro com lideranças na sede do PL, na sexta-feira à tarde, mas ele acabou não comparecendo.

Após carreata até a Praça de Eventos da Orla após a sua chegada, onde almoçou no Sal e Brasa, foi descansar um pouco na casa do ex-deputado federal João Fontes, que o hospedou, para em seguida ir para o ato político na sede do PL, na Rua Estância.

Bolsonaro acabou só fazendo um discurso na porta da sede do PL e, assim que encerrou, retornou para casa de João Fontes, onde, de lá, foi para o Restaurante Cariri.

No sábado pela manhã, o ex-presidente foi ao Mercado de Aracaju e depois a Feira Municipal em Nossa Senhora do Socorro. Depois retornou para a casa de João Fontes, onde teve almoço para convidados.

No almoço, onde estavam presentes o presidente estadual do PL, Edvan Amorim; a pré-candidata a prefeita Emília Corrêa (PL); o presidente do PSDB, ex-senador Eduardo Amorim; o senador Laércio Oliveira (PP) e o deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil), o ex-presidente só teve uma conversa reservada com Laércio.

Trocando em miúdos, Bolsonaro, nas viagens que vem fazendo pelo país, só está visando se fortalecer politicamente, demonstrar que tem apoio da sociedade, e, consequentemente medir força com o STF para não ser “engolido” pelos seus atos antidemocráticos e inconsequentes, já que existem um temor de prisão, após retenção do seu passaporte.

A Polícia Federal continua investigando uma tentativa de golpe de Estado para mantê-lo no poder por meio de uma minuta golpista que previa a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

De Sergipe, no sábado à noite, Bolsonaro já seguiu para Ribeirão Preto, onde teve ato na manhã de domingo. Depois seguirá para Manaus.

………………………………………

Sem reunião I

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve duas oportunidades de se reunir com lideranças do PL, em Aracaju. Ao não fazer isso, deu uma demonstração de que não confia no PL de Sergipe após o então candidato a governador do partido em 2022, Valmir de Francisquinho, ter declarado apoio ao candidato do PT, senador Rogério Carvalho, no segundo turno das eleições.

Sem reunião II

A primeira oportunidade foi no ato em frente ao PL, na sexta-feira, em que Bolsonaro desistiu de entrar na sede do partido – após discursar para os presentes – para conversar com as lideranças da sigla em Sergipe.

Sem reunião III

A segunda oportunidade foi no almoço na casa de João Fontes, no sábado, quando estavam presentes as lideranças do PL: Emília Corrêa e Edvan Amorim. Só conversou política, reservadamente, com o senador Laércio, que, inclusive, estava no mesmo carro do ex-presidente, o segurando, na carreata do aeroporto até a Praça de Eventos da Orla. Ainda no carro o deputado federal Rodrigo Valadares (União), e o deputado estadual Luizão Dona Trampi (União) e o anfitrião João Fontes.

Ausentes

Nem o ex-prefeito Valmir de Francisquinho nem o filho, o ex-deputado federal Ícaro de Valmir (PL), marcaram presença nos vários atos de Bolsonaro em Aracaju.

Presente

No almoço na casa de João Fontes, a médica Rita Ribeiro, que é de uma família de intelectuais de Sergipe, presenteou o ex-presidente com duas telas pintadas por ela: uma da mãe de Bolsonaro, Dona Olinda, e outra da filha  Laura.

Apoio declarado

O ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Embratur do Governo Bolsonaro, Gilson Machado, declarou que a pré-candidata a prefeita de Nossa Senhora do Socorro, Clécia Carvalho (PL) é bem-vinda ao partido e terá o apoio integral da legenda...

Texto e imagem reproduzidos do site: roacontece com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário