domingo, 16 de dezembro de 2018

“Eu sei o que sou, tanto que continuo sendo o que sou” (Sérgio Meneghelli)


Publicado originalmente no site Radar Capixaba, em 25/01/2018 

“Eu sei o que sou, tanto que continuo sendo o que sou” Sérgio Meneghelli Prefeito de Colatina

Por Zenilton Custodio

O prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, tem chamado a atenção dos capixabas, por seu jeito diferente de se apresentar e de se comportar como administrador de um dos municípios mais importantes do Espírito Santo.

Nas horas de folga, por exemplo, ele pode ser encontrado cuidando de um jardim público ou mesmo varrendo uma rua. Quem não o conhece, jamais o identificaria como o chefe do poder executivo de uma cidade que se destaca como referência histórica no cenário político e econômico capixaba.

Mas o que tem de diferente no fato de uma pessoa agir com simplicidade? Talvez, não estejamos acostumados a ser tratados com simplicidade e igualdade pelos os que têm o poder nas mãos.

A todo momento Meneguelli faz questão de avisar: “não sou prefeito, estou prefeito”, uma frase que pode ser interpretada como uma reverência ao povo que ele serve.

Nesta entrevista, o prefeito de Colatina abre o coração, o que para ele, parece muito fácil. Garante que sua sedutora simplicidade vem acompanhada de muita vontade de melhorar as condições de vida do povo colatinense.

Confiram:

Radar Capixaba - Em 2017, o senhor se destacou positivamente no cenário político capixaba por seu modo nada convencional de se comportar como prefeito. Essa visibilidade pessoal tem um preço?

Sérgio Meneguelli - Sim. Convenhamos que têm um preço, mas é um preço que não me importuna e muito menos incomoda. As pessoas estão aprovando minha maneira de não ser nada convencional, isso me faz se aproximar do povo.

Por exemplo: se eu andasse de carro, dificilmente poderia parar para cumprimentar e ouvir as pessoas. De bicicleta, de minha casa até a prefeitura eu chego a parar entre 10 a 15 vezes para conversar com as pessoas. Este lado nada convencional está me aproximando cada vez mais do povo e eu sempre digo que o grande barato da vida, é conviver.

Radar Capixaba - Maquiavel disse que “todos vêem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você realmente é”. Esta frase se aplicaria ao senhor?

Sérgio Meneguelli - Claro, porque cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. Então o que as pessoas pensam que a gente é, é um pensamento delas. Agora a gente saber o que a gente é, isso é importante. E eu sei o que eu sou, tanto, que continuo sendo o que eu sou.

Radar Capixaba - Em 2017, sua performance pessoal chamou mais atenção do que sua performance administrativa. Em 2018, pode acontecer o contrário?

Sérgio Meneguelli - Olha, chamou mais atenção porque a forma pessoal foi mais exposta, mas a forma administrativa teve um benefício muito maior para o município do que a forma pessoal. No quesito administrativo nós conseguimos resolver problemas que há tempos não eram resolvidos.

Conseguimos enxugar a máquina. Conseguimos realmente preparar a prefeitura do jeito que a gente queria e precisava para poder trabalhar.

Radar Capixaba - O senhor tem demonstrado uma preocupação específica com a valorização do dinheiro público. Podemos afirmar que este foco se constitui no ponto central de sua estratégia administrativa?

Sérgio Meneguelli - Sim, porque tudo que o cidadão e eleitor anseia da minha pessoa como prefeito é ver justamente o retorno de seus impostos pagos por meio de obras e serviços. Se a gente focar na economia que nos propomos a fazer o resultado alcançado é o que cidadão quer ver, ou seja o que é feito com o dinheiro arrecadado por meio de seus impostos.

Estamos mostrando que o dinheiro pago por eles está sendo bem empregado, estamos respeitando e usando o dinheiro de forma correta, não estamos brincando com o dinheiro do próximo.

Radar Capixaba - Ao botar a mão na massa, como fez ao cuidar pessoalmente de um jardim público, o senhor mostrou para seus colaboradores o tipo de atitude que espera deles. A mensagem foi entendida?

Sérgio Meneguelli - Eu não sou prefeito, eu estou prefeito. O fato de eu estar prefeito faz com que eu seja o servidor número um do município. Eu quero mostrar que todos nós somos iguais, que eu posso servir um café, posso plantar uma flor, participar de mutirões, ações e faço isso em minhas horas de folga mostrando que todo cidadão pode dar sua parcela de contribuição para sua cidade, independente da posição social ocupada.

Radar Capixaba - Percebi que o senhor usa muito a expressão “graças a Deus”. O senhor é religioso?

Sérgio Meneguelli - Graças a Deus!

Radar Capixaba - O senhor se inspira em algum político?

Sérgio Meneguelli - Eu me inspiro em bons exemplos e eles podem ser políticos, artistas, religiosos e pessoas comuns. Eu acho que não são em pessoas que temos que nos inspirar. Se o boi fosse constituído só de filé mignon ele não ficava em pé. Então acredito que devemos nos inspirar em bons exemplos que qualquer pessoa possa nos dá.

Radar Capixaba - Ideologicamente, o senhor se considera de esquerda, centro ou direita?

Sérgio Meneguelli - Eu me considero... rsrs... nem eu sei. Só sei que eu quero ser um bom político com aquela teoria de que política é a arte de servir e, para servir bem, eu não preciso ser do centro, direita ou esquerda, basta eu ter dignidade e caráter.

Eu não tenho essa preocupação e assim eu não sei o que eu sou. Eu sou polivalente porque apoio coisas da direita, do centro e da esquerda.

Radar Capixaba - O senhor tem o hábito de usar a bicicleta como veículo de transporte. Qual seu projeto em relação às ciclovias e para convencer o colatinense a trocar o carro pela bike?

Sérgio Meneguelli - Já estamos fazendo. Colatina com 97 anos ganhou sua primeira ciclovia, e isso no primeiro ano de nosso mandato. No segundo ano queremos interligar os bairros da cidade ao centro por meio de ciclovias. Para que as pessoas tenham além da economia um transporte saudável.

Como prioridade eu cito em primeiro lugar o pedestre, em segundo o transporte coletivo e em terceiro, o ciclista. Justamente para que as pessoas tenham uma melhor mobilidade e ainda possam contribuir com melhorias para suas condições físicas.

Radar Capixaba - Colatina tem demonstrado uma preocupação histórica com a preservação de suas manifestações culturais. O que teremos nessa área? E o carnaval de 2018?

Sérgio Meneguelli - Olha... a gente pretende apoiar e divulgar as manifestações culturais. O ano passado tivemos um carnaval como um dos melhores dos últimos anos segundo a opinião pública. Se houver recursos daremos sequência, mas não depende só da administração, depende das garantias e de repasses.

A nossa preocupação não é o carnaval, é dar uma vida cultural à população que possa aumentar e valorizar sua autoestima. Em meu ponto de vista, a cultura e o lazer estão para o espírito assim como o alimento está para o corpo.

Radar Capixaba - Em um primeiro momento, podemos garantir que o senhor já tem um espaço reservado na história de Colatina como o prefeito que se destacou por abrir mão do status que o cargo lhe confere. O que o senhor vê além disso?

Sérgio Meneguelli - Olha... eu vejo realmente como eu quero deixar meu município na história, uma cidade bem melhor do que eu encontrei só isso. Independente se ficarei na história ou não, isso para mim não é proposta de vida, se perpetuar; mesmo porque estamos aqui de passagem.

Texto e imagem reproduzidos do site: radarcapixaba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário