sexta-feira, 10 de maio de 2024

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

Publicação compartilhada do site INFONET, de 3 de maio, 2024 

Epitáfio “seres humanos”: aqui jaz insensatez, vaidade e vulgaridade

Por Cláudio Nunes (blog infonet)

------------------

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

------------------

O blog recorre à música Epitáfio, sucesso do grupo Titãs, para fazer uma reflexão não só sobre a vida e o tempo, mas também sobre grande parte dos chamados “seres humanos”, que vivem esquecendo que a morte é inescapável como nos três artigos publicados neste espaço, nos últimos meses.

 Como seria bom acabar com a hipocrisia de muitos, que, quando morrem, são reverenciados como se fossem “seres humanos” exemplares quando, em sua maioria, nada fizeram de concreto através de um comportamento ético, humano e digno para o próximo.

Aliás, uma analogia boa é a frase “sempre se ouvem as árvores quando tombam na floresta, mas nunca se escuta o seu crescimento expressando a vida”, escrita pelo espirito Joanna de Ângelis, através do médium Divaldo Franco.

Então, o que muitos “seres humanos” expressaram de crescimento espiritual em suas vidas para serem realmente homenageados em suas lápides?

No mundo, como descreveu Joanna de Ângelis de uma sociedade orgulhosa e enferma, “as conveniências sociais e as vaidades humanas dominam aqueles que deveriam dedicar à renovação e ao trabalho de construção do mundo feliz”, pois a insensatez, a vaidade e a vulgaridade dessas pessoas estão acima da preocupação com o próximo. O que se percebe é que a mesquinhez e o “próprio eu” são cultivados pelos ególatras.

 Como seria bom se o epitáfio de vários “seres humanos” fossem escritos em suas lápides sem censura, mas com a verdade da vida que cultivaram, com a vaidade, a prepotência, a dominação e a arbitrariedade.

 Porém, o blog não vê nem todos com pessimismo. Ainda há uma parcela significativa de cidadãos, das mais variadas classes sociais, com abnegação e renúncia.

 O blog ainda acredita na vitória do bem através de um comportamento ético, digno e, principalmente, voltado ao próximo.

Texto reproduzido do site: infonet com br/blogs/claudio-nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário