sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Eleitor votará em 2 candidatos ao Senado em 2018

Foto: Pedro França/Agência Senado 

Eleitor votará em 2 candidatos ao Senado em 2018

Mandato de senador é de 8 anos, mas eleições ocorrem a cada 4 anos. Não é possível votar duas vezes no mesmo candidato.

By Débora Melo

Posse de senadores eleitos em 2014, quando um terço das vagas estava em disputa.

Os eleitores brasileiros vão às urnas no dia 7 de outubro e deverão registrar suas escolhas na seguinte ordem: deputado federal; deputado estadual ou distrital; senador 1; senador 2; governador; e presidente da República.

É isso mesmo, cada eleitor deverá votar em 2 candidatos ao Senado. E não é possível votar no mesmo candidato – se o número se repetir, o segundo voto será anulado.

Isso acontece porque o mandato dos senadores é de 8 anos, mas as eleições para o Senado ocorrem a cada 4 anos. Assim, a cada pleito a Casa renova um terço ou dois terços das suas 81 cadeiras.

Em 2018, dois terços dos senadores chegarão ao fim do mandato, e 54 parlamentares serão eleitos (ou reeleitos) para preencher as novas vagas. Eles se juntarão aos outros 27 senadores que ainda têm 4 anos de mandato pela frente.

A eleição para o Senado obedece ao sistema majoritário, ou seja, serão eleitos em cada estado os 2 candidatos que tiverem recebido o maior número de votos. É diferente, por exemplo, da eleição para Câmara dos Deputados, que segue o sistema proporcional.

Texto e imagem reproduzidos do site: huffpostbrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário