sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Senador: O que faz o parlamentar eleito para o Senado


Imagens reproduzidas do Google e postadas pelo blog

Senador: O que faz o parlamentar eleito para o Senado

Nas eleições deste ano, cada eleitor pode votar em até dois senadores.

By Paulo Amaral

As eleições gerais de 2018 servirão não apenas para eleger novos governadores, deputados e o presidente da República. Quem for às urnas no dia 7 de outubro também apertará os botões para escolher 2 representantes no Senado Federal.

O que talvez muitos não saibam são os detalhes da função que os 81 senadores efetivamente realizam na política brasileira.

O senador é um agente político eleito por meio do voto direto para compor o Parlamento por um mandato de 8 anos e para representar um estado ou unidade da federação (no caso do Distrito Federal).

Um modo mais simples de definir o trabalho de um senador é dizer que ele é uma espécie de "fiscal" do presidente da República.

Os senadores têm funções semelhantes às executadas pelos deputados, pois ambos atuam na criação de leis e na fiscalização dos atos do presidente da República.

Cabe ao Senado também a aprovação de impeachment de presidentes, como ocorreu com Fernando Collor de Mello, em 1992, e Dilma Rousseff, em 2016.

Quanto ganha um senador?

O salário dos senadores gira na casa dos R$ 33 mil, sem a inclusão do auxílio-moradia e de outros benefícios, tais como 13º, 14º e 15º salários.

Os senadores também têm verbas especiais destinadas para a contratação de funcionários, auxílios médicos e odontológicos.


Texto e vídeo reproduzidos dos sites: huffpostbrasil.com e youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário